Corresponder ao chamado de Deus ou tornar-se rebelde

Hebreus 10:26-31

INTRODUÇÃO: É preciso que entender que somente duas opções são proposta por Deus, na vida espiritual, que são elas:

A primeira corresponder ao nosso chamado em Cristo, que é viver segundo o propósito de Deus, ou seja, uma vida que demonstre todo o nosso empenho em fazer e vontade e agradar e Deus. Tornando nos obediente aos seus mandamentos, dignos da nossa vocação.

A Segunda não corresponder ao chamado de Deus, tornando nos rebeldes deliberados, não levar em conta que ele nos julgará segundo nossa rejeição, sobre aquilo que foi trazido ao nosso conhecimento e alcance.

Nesse texto o escritor está preocupado com os irmãos daquela época, estavam persistindo em viver segundo seus padrões não ao que Cristo os chamou. Por isso estavam chamando juízo para si. Estavam brincando com fogo consumidor.

Quando optamos em fazer nossa vontade na vida com Deus, não resta nenhuma alternativa a não ser, esperar julgamento de Deus.

Hoje em dias presenciamos as mesmas atitudes, por parte de pessoas que afirmam a crer em Cristo, estão até servindo numa igreja, mas vivem deliberadamente pecando, desonrando o nome do Salvador.

Então para evitar pensar dessa forma ou viver nessa decadência, vamos aprender três lições nesta noite.

1. Podemos enaltecer ou depreciar o real valor do calvário

A responsabilidade cabe a cada cristão, compreender e valorizar obra de Cristo ao nosso favor, ou simplesmente desconsiderar todo a magnitude desse ato maravilhoso. Jogar no lixo toda beleza concedida ao nosso favor.

O que é depreciar é viver uma conduta que não condiz com o Evangelho. É não considerar o grande preço que Cristo pagou no Calvário. Hoje temos pessoas dizendo que é Evangelho que batizou e faz parte de determinada Igreja, ao mesmo vive aprovando toda conduta e prática contrária ao ensinamento de Cristo.

Temos hoje igreja e Evangelho para todo tipo de perversidade.

Hoje não é Evangelho que transforma mais as pessoas, mas as pessoas querem transformar o Evangelho para justificar seus pecados. Ex. Deus aceito gays com naturalidade.

Prostitutas também foram amadas por Cristo, sim, mas foram orientadas mudar de vida.

Toda forma de pecado seja qual for Deus não aceito. Porque tornaria em vão o sacrifício de Cristo.

Enaltecer e engrandecer são honrar o nome de Cristo, é tornar uma testemunha viva, consciente do nosso chamado. É considerar toda história e plano da salvação de conformidade com Escrituras.

É considerar não merecedor da graça. É ter o coração grato a Deus por toda vida.

O que não é possível é conciliar as duas coisas. Ou vivemos para mortos para o pecado e vivemos para Deus, ou vivemos para o pecado esquecemos Deus.

2. Não existe expectativa mais aterrorizante em ter Deus como adversário.

O escritor deixa bem claro, essa experiência negativa na vida daqueles que não leva Deus a sério. Deus sempre revelou como misericordioso, mas também como fogo consumidor.com Deus não se brinca. Ele não essa liberdade para ninguém.

O perigo que todos nós corremos em não considerar a seriedade de Deus. já ouvi muitas pessoas dizerem que Deus é amor, mas não completa que Ele também é juiz.

Ele é o mesmo que diz para não tomar seu santo nome em vão.

A pessoa que está nesse estado corre o risco de Ter Deus como adversário.

Nunca tomam uma decisão com Deus. Vive levando a vida mais ou menos.

Indivíduo que afirma que são Salvo, mas estão longe da Igreja arrolada no pecado.

Outros tinham até ministério, mas trocaram por nada, simplesmente abandonaram

Outros que gozaram da comunhão da Igreja, mas atualmente vivem zombando, depreciando

Toas essas pessoas são adversário de Deus, ou seja, a guerra está perdida.

Jesus disse quem não é por mim é contra mim.

Viver com adversário de Deus é viver na iminência da morte. Estar à procura do fogo.

Já está sentido o cheiro de carne assada, é sentir as chamas ardendo sobre o próprio corpo.

Quero lhe dizer quantos se encontra nesta fileira, milhões e milhares, que rejeitaram a Cristo fizeram opção de em ser adversários de Deus. Hoje para eles já não resta esperança, nem milagre para mudar o rumo das as coisas. Pois deixaram passar a oportunidade.

3. Entre o legítimo e falso Deus removerá ao seu tempo

Não podemos nos enganar, pois Deus é único que pode separar o legítimo do falso. As vezes ficamos indagados, querendo saber o que é falso, o que é legítimo. Erramos por viver pensado dessa forma. Cabe cada um de nós vivermos aquilo que legítimo que a Palavra nos ensina que devemos prezar por tal verdade.

Quanto a texto nos dá pista que existem aqueles que fizeram da verdade de Deus mentiras. Por isso o Deus que sabe e pode separar fará isso ao seu tempo. Devemos deixar para Deus resolver tal situação.

Hoje em dia aquilo que é legítimo tem tronado obsoletos nas vidas das pessoas, mesmos os cristãos.

O trigo é joio é muito parecido por isso só Deus conhece quem são os jóio e quem é o trigo.

Ser um cristão legítimo digno do Reino de Deus e saber portarem neste mundo não misturando as coisas.

O Falso aqui são aqueles que dizem que são, mas nunca foram.

Outros até são estão vivendo como aqueles que não são cristãos.

Não podemos correr o risco e nem viver dessa forma.

Devemos afirmar como Paulo tudo que sou, devo a graça de Cristo.

Como cristão precisamos rever nossa posição diariamente para não repetir esses erros.

Conclusão:

Portanto fomos chamados por Deus, para correspondermos à sua grandeza. Como Igreja cabe cada um de nós avaliarmos nossa posição em Cristo, se realmente estamos vivendo segundo sua vontade diariamente. Para não desprezamos tudo que recebemos ao nosso favor pela sua bondade. Amém!

Pastor Zaru Cassiano